Traduzir

dezembro 06, 2021

Livro palavras Mágicas: Educação de qualidade para todos!


Oi, somos do grupo Embeleze e temos o prazer de apresentar a proposta de ensino que mudará o rumo educacional do Brasil e do mundo! Que tal a oportunidade de adquirir um livro com ensino superior ás melhores faculdades do planeta, nas areas de Língua portuguesa, escritor e pedagogia, atuantes em um curto espaço de tempo, com uma didática prática, ensinando apenas o que é importante. Diferente das faculdades que tem em sua base de ensino assuntos e didáticas irrelevantes, que com o passar do tempo nem nos recordamos.  O aluno do ensino médio já sai da escola apto a atuar nas areas de pedagogia, escritor, lingua portuguesa e ativismo social, capaz de mudar a própria existencia e a do mundo a sua volta. Tudo isso estudando em casa, o livro Palavras mágicas. Você será superior a qualquer professor na area de Letras e pedagogia. Pedagogia das melhores instituições de ensino do planeta. Uma educação de qualidade em escolas précarias e países subdesenvolvidos é possível sim. Tudo que se precisa é de um computador com internet e xérox, considerando que, parte da materia se encontra na própria internet. Após, você apenas presirará exercer um estágio de seis meses, como em toda profissão, o diploma e pronto! Um profissional qualificado esta formado! 
Pedagogias tais como: Wardolf, montessori, Positiva passeiam em todo livro, além de claro, curso de escritor, pedagogo e Letras ativa, ou seja, o aluno do ensino médio sai da escola atuante na area de escritor, pedagogia e letras, ou seja, pra que faculdade? kkk!
Um mundo de magia, letras e oportunidades espera por você! E pra degustar o livro, preparamos um material de graça com quase todo o livro, para que você possa se decidir ou não em adquiri-lo. Acesse: 

Preço do livro: 20,00 em PDF para imprimi-lo, que tal?
Na Amazom, preço esta por 40, 00 mais você encontra com preços mais baixos. 
Antes de depositar na conta bancária, falar comigo pelo whatsapp: (5561)9987-8548. Tente sem o ddd. Apenas em texto, não atendemos ligação. Volume 1 e 2.

Projeto deseja que todos os alunos do mundo tenham a mesma educação das melhores escolas do planeta. Livro Palavras mágicas, de graça com as melhores pedagogias do mundo! Acesse:

Eu quero ouviu sua opinião mais sincera! Acesse o face mais bonito do mundo!  Endereço do face-book:

Degusta palavras mágicas: quer ganhar o resumo do livro Palavras mágicas antes de se decidir ou não pela compra ? Falar comigo pelo whattzap. 
(5561)9987-854

Nossa Tag criada para ouvir sua opinião mais sincera ! Faaale por faavooor! Dê a sua opinião e forme ativistas de nossos projetos!

Livro Palavras mágicas, a venda no site HeroSpark, o melhor,

endereço: https://vida29.herospark.co/palavras-magicas


 Lembrando que este nome é fictício, ou apenas de quem fez cadastros, não representa a pertencente do livro ou projeto. É apenas um disfarce. todos os nomes neste projeto são fictícios.

Caso você não consiga realizar o depósito, deposite diretamente na conta.

Caixa Economica Federal
código: 207  Agência:0973
 C.C: 770105809-6
Código internacional:104   swift:  CEFXBRSPXXX.
Antes de depositar na conta bancária, falar comigo pelo whatsapp: (5561)9987-8548. Tente sem o ddd. Apenas em texto, não atendemos ligação.

Degusta palavras mágicas: quer ganhar o resumo do livro Palavras mágicas antes de se decidir ou não pela compra ? Falar comigo pelo whattzap. 
(5561)9987-85

Livro: Palavras Mágicas, á venda:


Especialistas de todo o mundo e posts da internet, livros, profissionais na área da educação e pedagogia.

Palavras Mágicas: O livro que mudará o cenário educacional do Brasil e no mundo!
Educação de ponta, acessível e atualizada. Pedagogias: Montessori, Waldorf, Freudiana, Psicologia Positiva; Mídias sociais: Flávia Calina, Super Nani, Grupo Embeleze a Vida, Edson Silva História, entre outros. Educação humanizada que tem como objetivo desenvolver todas as habilidades físicas, mentais, emocionais do individuo. Desenvolvimento de todas as áreas sociais, do corpo e da mente. Curso de Pedagogia, assistencialismo, Letras e Língua Portuguesa, psicologia, ativismo e escritor em diversas áreas de atuação. Uma educação flexível e acessível a todos os ambientes educacionais, dos precários aos mais abastados, pois tudo que se precisa é de um computador com acesso a internet. Uso de materiais recicláveis e artesanato. Material didático tirado em fax, xérox pelos próprios alunos. INFORMAÇÃO E ATENDIMENTO A COMUNIDADE!
Grupo Embeleze a vida! Sede na Inglaterra. Possui blogueiras e ativistas ao redor de todo o planeta. Metade da venda desse livro será destinado a nossos programas de Embelezamento do mundo e ajuda a comunidade. Ajude-nos a construir um mundo melhor para se viver e mais bonito! Conheça nossos projetos fofos para o mundo: Todo planeta decore sua casa, corte de cabelos afros que reduzem o volume dos cabelos, moda segundo os padrões da natureza, Cartas para o oriente, decore as ruas, etc.
Imagine a bíblia da educação: Aula de artes, Inglês lúdico, aula de música, história, educação física, planejamento familiar, assistêncialismo social, artesanato, culinária, moda, cuidados pessoais, rotina do aluno, transmissão de valores, , entre outros.
Conheça aleatoriamente o que você vai encontrar no livro:

Espaço Pedagógico


Antes de tudo, gostaria de vos conduzir a nossa proposta pedagógica e que, em tudo aquilo que se ensinar  ao aluno, a tivesse como inspiração. É claro que pode se haver adaptações, sinta-se a vontade! A nossa pedagogia tem haver com o movimento Realista, ou seja, aprender a lhe dar com a realidade: por isso, religião, movimentos de esquerda ou direita, culturas, crenças, tradição, costumes e modismos midiáticos estão proibidos dentro do ensino escolar e acadêmico,  bem  como   universitário.  Cabe  apenas  aos  pais  a doutrinação  destas  e  outras manifestações culturais como identidade individual de cada estrutura familiar. Na proposta pedagógica que vos apresento, todas as ciências e pedagogias são bem vindas, desde que sejam autênticas e cientificamente comprovadas, pois temos apenas um único objetivo: Desenvolver o indivíduo em todos os sentidos e estimula-lo em todas as áreas. Todos os dias, ou semanalmente, estas entre outras habilidades devem ser estimuladas. O professor deve ser um pesquisador nato de novas pedagogias e formas de  ensinar.

Para começar, saiba que a decoração da casa, do quarto das crianças e das salas de aula são muito importantes. Para tal, nos utilizamos da decoração das escolas Wardolf e cores claras, plantas e árvores, áreas verdes e quintal. Realizamos mutirões de decoração e pintura das escolas uma vez ao ano com pais e professores, alunos, se utilizando de reciclagens e artesanatos.

Físico: (coordenação motora fina e grossa, noção espacial, expressão facial, movimento e voz, oralidade, autonomia e lazer, entretenimento, natureza). 

Mental: além da escrita acadêmica dos livros, cibernética (internet) e teóricas, é claro, o raciocínio, o pensamento lógico, matemático, Física e Química, emocional e artístico, abstracionismo, contanto com a natureza, viver novas experiências, instigando o cérebro a desenvolver todas as áreas neurológicas: tato, olfato, paladar, audição, visão, sensações e intuição, mudança de habitats, passeios, conhecer novas realidades e perspectivas, habilidade de se resolver problemas, testes e dificuldades de forma inusitada; cálculos, pesos e medidas, intuição, musicalidade, escrita e capacidade de melhorar esteticamente o mundo a sua volta (decoração), a sua própria imagem e a qualidade de vida dos demais. 

intuição, musicalidade, escrita e capacidade de melhorar esteticamente o mundo a sua volta (decoração), a sua própria imagem e a qualidade de vida dos demais. 

Entretenimento, laser, contanto com a natureza, cuidados com a saúde, aprender a se divertir, a rir, conhecer a si mesmo, noção corporal, afetividade, noção do outro, o toque, o afeto, a socialização, o viver em comunidade e a empatia.

Emocional: aulas duas vezes ao mês de Moral e cívica, psicologia, leis, virtudes e princípios morais: respeito ao próximo e aos mais velhos quando estes lhe querem bem, pedofilia, não fale com estranhos, não ao aborto, honestidade, caráter, verdade. Professor: faça a sua lista de valores e virtudes a serem ensinadas aos seus alunos.

Equilíbrio: controle a si mesmo, rotinas do seu dia a dia, saúde e bem estar, passeios e laser, esportes, psicologia e meditação, reflexões, teatro e música, não ao ensino religioso e ideológico, esquerda, direita nas escolas e faculdades, apenas didatismo puro, científico, teórica, psicologia e moralidade.

    

esquerda direita nas escolas e faculdades, apenas didatismo puro,  cientifico,    teórica,     psicologia  e  moralidade.  Mais  pra frente abordaremos cada um destes temas com mais riquezas de detalhes . Os pais, além de comparecerem assiduamente a reunião de pais, é claro, tem por obrigação de comparecer a treinamentos pedagógicos uma vez ao mês, para que a casa do aluno se torne a extensão educacional escolar. Educar  aos pais sobre Pedagogia Montessori, Waldorf, Freudiana, Super Nani (desconheço o método do pedagógico) de acordo com a faixa etária de idade de cada aluno, proporcionando ao mesmo um ambiente de equilíbrio e estímulos. Acompanhamento escolar das crianças e adolescentes pelos pais que devem observar de perto o desenvolvimento educacional e  acadêmico dos filhos. Proibido ensino integral obrigatório. Nossa pedagogia tem como meta principal o respeito, a saúde física e mental, o  bem estar e a felicidade do indivíduo, sem deixar de lado a formação de um excelente profissional, capacitado a resolver os desafios e problemáticas da sociedade. Uma educação orgânica, afinal de contas, não somos máquinas, podemos ser produtivos sem deixar de lado o afeto e a felicidade.

Imagens do livro: crianças fazendo atividades simples, banho dormir, ler, brincar com os pais, animais, na natureza, para que  aprenda que a vida real também pode ser interessante e divertida. Crianças deficientes, crianças negras, pobres, altas e baixas como meta de inclusão social e aceitação do diferente com naturalidade.

Imagens realistas, pinturas e  desenhos lúdicos.

A forma de estudar que faz a diferença

Para   começar,   que   tal   estimularmos  um pouco a criatividade? 
 adeus àquelas canetas conhecidas de todos. Estas serão substituídas por canetas gel (de tamanho leve e pequeno,
similar a esferográfica), que deixaram os seus trabalhos com um acabamento mais interessante e  esferográficas coloridas. 

Os cadernos, de preferência, sem pauta. Desenhe, em cada tema que se esta estudando, uma ilustração. É como se você estivesse escrevendo um livro, sabe?

Faça capa, introdução e conclusão (no final de cada matéria)  em seu caderno de estudos. Use lapiseira para tarefas de erros e acertos, como cálculos matemáticos.

Pesquise em livros, como se apresenta uma capa, introdução e conclusão. Sugestões artísticas para a capa de seu caderno, página 6, com o uso de tinta guache.Vo vai amar! Encapar os cadernos de ensino fundamental.

A criatividade também é uma poderosa ferramenta de comunicação. Ajuda a ampliar os horizontes e abre portas para novas possibilidades.   

     

  


Caro futuro escritor:

²Ler 1 palavra do dicionário por dia...
²Aprender todas as palavras do dicionário;
²Estude, se possível, dicionário afins (secundário).
²Leia um texto, de acordo com a tipologia textual a  que se esta estudando todos os dias. 
²Escreva um texto que vai de acordo com a  tipologia textual que esta se dedicando todos os  dias. Máximo de 10 a 15 linhas.
Se queres ser poeta ou compositor, ler o dicionário de rimas, nas horas vagas.
²Ler um livro por ano. 
²Conjugação de um verbo todos os dias.
² Treine, se necessário, caligrafia, meia hora por dia.
²Aprenda informática e como navegar via internet (obrigatório);
²Nós inserimos também na 5º série, cursos de caligrafia em sala de aula. Incentivamos também que o aluno aprenda noções básicas de informática e digitação nas horas vagas. 
Vamos começar  com textos infanto juvenis, os que mais  exploram a  criatividade e imaginação. A principio começaremos com textos e palavras do senso comum, cotidianas do vocabulário. Da primeira a quarta série,  o professor tem o dever de ensinar aos alunos todas as palavras do senso comum (conhecidas) do vocabulário, todas mesmo. Procure expor palavras diferentes todos os dias. Desde nomes de frutas, animais, nomes, objetos, lugares, cores, numeração, algumas expressões gramaticais acessíveis a idade, palavras curtas (artigos, preposições, advérbios, conjunções).
 

Explore o máximo de palavras o possível. Ache no dicionário ou em livros algumas palavras de fácil entendimento para serem ensinadas aos alunos. Tudo isso  de forma lúdica e despretensiosa, ou seja, o aluno aprende brincando e não sabe que esta aprendendo. Na primeira série também existe a caixa de palavras mais difíceis, para serem exploradas na oralidade. Escreva todas as palavras do dicionário, todas mesmas.

Palavras mais complexas, desde a primeira série: Todos os dias, sortear uma palavra a ser ensinada ao aluno, apenas na oralidade.

Fale a palavra e seu significado. Não precisa decorar ou escreve-la, apenas ouvi-la para enriquecimento do vocabulário. Isso quase no finalzinho das aulas. Faça isso da primeira série ao final do ensino médio.

Missão cumprida, eis a quinta série: é hora de explorar palavras mais difíceis, bem como todas as palavras do dicionário. Explorar as inúmeras tipologias textuais, expressões orais do dia a dia, tudo da maneira  mais lúdica o possível, com didáticas que carreguem algum significado na vida cotidiana do aluno. Narração, redação, dissertação, poesias, bulas de remédios, arquivos, expressões tecnológicas, revistas, jornais, teatro, dança, artes, ou seja, toda forma de comunicação, seja na expressão, vocabulário, corporal, excêntrica e na oralidade.

A partir do momento em que o aluno consiga redigir um texto com precisão, ele deve: ler um texto e escrever 1 texto de acordo com a tipologia textual a que se estuda todos os dias. Textos de 10 a 15 linhas, isso todos os dias até o final do ensino médio.

Deve-se todos os dias prestar atenção na caligrafia do aluno, ficar de olho se estas estão saindo esteticamente belas, a partir da quarta série e lhes passar exercícios de caligrafia em letras cursivas, escrito o molde das letras em folhas e que este treinamento se estenda até o ensino médio, se necessário, como dever de casa, 30 minutos por dia.

Sugestão de atividades para o ensino fundamental (1º a  série)- aprendizagem de palavras complexas: aulas com vídeos da natureza, animais e lugares exóticos, uma vez ao mês.

As palavras mais complexas devem  ser ensinadas não na escrita, mais na oralidade.

Ver o vídeo antes de repassa-lo aos alunos. Podem conter cenas de violência, sexo, animais bizarros (Centopeia e Lacraias) e imagens repugnantes, Culturas esdrúxulas.

Jogo da memoria com animais exóticos, objetos diferenciados.

 Onomatopeia:Tic-tac, Toc-toc: som de bater na porta, Bum: ruído de explosão.

 Uso de curtas palavras gramaticais e de fácil entendimento. Tente ensinar essas palavras da forma mais  lúdica o possível.

Qual o segredo de se educar e da memorização? respeitar o ritmo cerebral. Muitos educadores e pais pensam que quanto mais informações e produtividade melhor; errado.

A cada tarefa ou atividade a ser desenvolvida pelo aluno, deve-se cronometrar um tempo para que este o faça da forma mais leve e sem pressa o possível. Terminado a tarefa, reserve de 5 a dez minutos para que o aluno descanse mental e fisicamente.

Não entupir o aluno de tarefas uma atrás da outra. Elabore tarefas em um determinado período, explore um único assunto de cada vez e depois de terminado, deixa-lo descansar em seguida. Termine como dever de casa ou no dia seguinte. Planeje as tarefas com antecedência e as cronometre. Em nossa pedagogia, nós aprendemos o que realmente importa. Não se trata de mais conhecimento, trata-se de ensinar o individuo.

 A pensar e se utilizar de técnicas e conhecimentos para se criar novos conhecimentos. Por exemplo: os artigos são palavras fáceis de assimilar, portanto não perdemos tempo exercitando os mesmos. Apenas exercitamos repetidamente  temáticas de difícil assimilação.

O ritmo do cérebro humano  é diferente da televisão e dos meios de comunicação.   

A imagem dos aparelhos eletrônicos repassam os sons e imagens em questões de segundos, fazendo com que nosso cérebro funcione de acordo com esta velocidade, gerando ansiedade, impaciência, comportamentos aprendidos nos meios de comunicação que nem percebemos, pois é impossível processar tamanha quantidade de informação.

As imagens e informações televisivas são muito rápidas e passam como um flash. Dificilmente lembramos e pensamos no que vimos nos meios de comunicação, pois tudo passa na velocidade da luz. Infelizmente, devido ao excesso de informações rápidas, sendo processadas em segundos pelos meios de comunicação, além da enorme cobrança de aceleração e produtividade, tudo feito as pressas nos dias atuais, são muitos os que  tem apresentado seríssimos transtornos de feito as pressas nos dias atuais, são muitos os que  tem apresentado seríssimos transtornos de personalidade, falta de concentração, impaciência e agitação.

Devemos instruir pais e sociedade a usarem estes maravilhosos meios de comunicação com inteligência, em horários pré programados e incentivar aos jovens a se organizarem, para que não seja necessário uma existência de pressa e correria.  

Falaremos mais sobre esse assunto, mais pra frente,  com calma.

                                        1

                      O Patinho feio

ERA UMA VEZ uma mamãe pata que teve 5 ovos. Ela esperava ansiosamente pelo dia em que os seus ovos quebrassem e deles nascessem os seus queridos filhos!

Quando esse dia chegou, os ovos da mamãe pata começaram a abrir, um a um, e ela, alegremente, começou a saudar os seus novos patinhos. Mas o último ovo demorou demais a partir, e a mamãe começou a ficar nervosa…

Finalmente, a casca quebrou e, para surpresa da mamãe pata, de lá saiu um patinho muito diferente de todos os seus outros filhos.
- Este patinho feio não pode ser meu! Exclama a mamãe pata.
- Alguém te pregou uma partida. Afirma a vizinha galinha.
Os dias passaram e, à medida que os patinhos cresciam, o patinho feio tornava-se cada vez mais diferente dos outros patinhos.

Cansado de ser gozado pelos seus irmãos e por todos os animais da quinta, o patinho feio decide partir.

Os Irmãos fazem pouco do patinho feio. Mesmo longe da quinta, o patinho não conseguiu paz, pois os seus irmãos perseguiam-no por todo o lago, gritando:

- És o pato mais feio que nós alguma vez vimos!

E, para onde quer que fosse, todos os animais que encontrava faziam troça dele.

- Que hei de eu fazer?   Para onde hei de ir? O patinho sentia-se muito triste e abandonado.

Com a chegada do inverno, o patinho cansado e cheio de fome encontra uma casa e pensa:

- Talvez aqui encontre alguém que goste de mim! E assim foi.

O patinho passou o inverno aconchegadinho, numa casa quentinha e na companhia de quem gostava dele. Tudo teria corrido bem se não tivesse chegado a primavera e com ela, um gato malvado, que enganando os donos da casa, correu com o patinho para fora dali!

- Mais uma vez estou sozinho e infeliz… Suspirou o patinho feio.

O patinho feio descobre que é um cisne. O patinho seguiu o seu caminho e, ao chegar a um grande lago, refugiou-se junto a uns juncos, e ali ficou durante vários dias.

Um dia, muito cedo, o patinho feio foi acordado por vozes de crianças.

- Olha! Um recém-chegado! Gritou uma das crianças. Todas as outras crianças davam gritos de alegria.

- E é tão bonito!  Dizia outra.

-Bonito?... De quem estarão a falar?  Pensou o patinho feio.

De repente, o patinho feio viu que todos olhavam para ele e, ao ver o seu reflexo na água, viu um grande e elegante cisne.

-Oh!... Exclama o patinho admirado. Crianças e outros cisnes admiravam a sua beleza e cumprimentavam-no alegremente.

Afinal ele não era um patinho feio mas um belo e jovem cisne!

A partir desse dia, não houve mais tristezas, e o patinho feio que agora era um belo cisne, viveu feliz para sempre!


Contextualidade:

Esta parte trabalha uma tipologia textual por aula, inclusive a fofoca, designe, publicidade e propaganda, bula de remédios, documentos, músicas, poesias, piadas, passatempo, cartas, listas de supermercado, entre outros.

Fábula

A fábula é uma narrativa em prosa que é desenvolvida com personagens humanos e seres irracionais, os quais, a partir de suas ações, transmitem diversos valores sociais. No final vem sempre uma lição de vida, e isso para as crianças é valioso, pois saberão exatamente a lição que a vida esta a querer vos ensinar, caso venha a acontecer o mesmo. 

Conversa em sala de aula:

Lhes disse que nossa pedagogia tem que ser representativa  na vida dos alunos. Vo pode usar histórias e contos infantis para ensina-los a pensar. Pergunte a eles: qual é a lição que se é ensinado na história do - Patinho feio? Faça-os falar.

Faça premissas e escreva-as em uma folha de papel...guie-os  a uma conclusão. Isso trabalha na expressão e oralidade.

As respostas podem ser curtas em pequeno espaço de tempo para não irritar aos alunos. Se o aluno não teve a sua chance de falar, ele pode ter esta oportunidade em outra ocasião, o importante é que o professor fale  e o aluno chegue a determinadas conclusões pré-estabelecidas pelo professor, sem deixar de criar as dele.

São inúmeras lições a serem aprendidas:  aprender a alto estima e o amor incondicional por nós mesmos. A nunca baixar a cabeça. As vezes podemos ser discriminados até mesmo por quem mais amamos,  mais somos nós quem determinamos como será o futuro e não o que dizem os demais. Aceitar as diferenças e amar as pessoas do jeito que elas são, o mais importante é o caráter das pessoas e quem elas são de verdade.

 

 E se somos nós os errados, se as vezes fazemos coisas que irritam as pessoas, sem perceber, nunca é tarde para refletirmos sobre o nosso comportamento diante dos demais. Podemos mudar, e que seja  pra melhor. Reflexão de no máximo 5 a 7 minutos.

Depois, que comece o dia da leitura....

 

Dia da leitura:
Uma aula inteira na biblioteca lendo contos e fábulas. Ou peça para que os alunos tragam fábulas no papel (tirar xérox) para que passe uma aula inteira lendo a fábulas uns dos outros. Guarde as folhas em uma pasta e deixe-as disponível na biblioteca.

Todas as aulas seguirão este padrão de aprendizagem. Escolha um dia inteiro de aula para que os alunos fiquem na biblioteca lendo apenas textos, de acordo com a tipologia textual que estão estudando.

Nesta escola não tem livros infantis? então, que cada aluno tire a xérox de uma história infantil ou texto, traga em sala de aula para que os alunos leiam os textos uns dos outros. Guarde as folhas em uma pasta  e disponha-os na biblioteca. Isso para todas as tipologias textuais.

Pasta catálogo

No dia seguinte...

O ser criativo, ativando a imaginação:

Agora é com vo:

1- Criar uma pequena história infantil (máximo de 10 linhas a 15), inspirado em tudo que se encontra a sua volta.

Exemplos: filhos, pais e amigos viram personagens. Sala, jardins e bairro onde mora, quarto, em cenários, reinos. Objetos como lápis, cadeiras, camas, cadernos, são inseridos na história, com adaptações, como objetos mágicos; estrela, céu, comidas, água, brincos, poeira, ar, aromas e objetos,cores, sons, tudo pode ser inserido. Não vale desenhos animados ou filmes, apenas o que se encontra de real em sua vida. Como a historia do patinho feio, que vira um lindo cisne. Você já viu a aparência de um filhote de cisne? o autor se inspirou em uma realidade e deu vida e voz aos personagens. Faça vo o mesmo. Não se esqueça de inserir uma lição de vida no final, como é de praxes de qualquer fábula.

Exemplo:

Era uma vez uma fada (vo) que morava em um jardim (seu quintal) com suas amigas flores.

 Um dia ela encontrou uma caixa mágica (uma caixa de madeira que se encontra em seu quarto) e dessa caixa, saiu um duende (seu pai) que estava disposto a lhe conceder três pedidos.

 Explorar os contos infantis em uma aula e depois os adultos na aula seguinte, em sala de aula ( para o ensino médio).

Filhote de cisne, que nasce estranho e desengonçado, mais que quando cresce, se torna uma das mais belas aves que existe.

O objetivo deste exercício, além da escrita é claro, é explorar a criatividade com tudo que se encontra a sua volta. Tudo pode virar história. Faça em letra cursiva.

Depois, desenhe uma simples e rápida ilustração a respeito do texto que se redigiu.

Movimente-se

A pedagogia Montessori visa o desenvolvimento e autonomia do indivíduo, desde o seu nascimento até a vida adulta. Uma das táticas mais utilizadas da pedagogia.

Montessori para alcançar este objetivo, é a criação de exercícios e tarefas que trabalham o movimentos que são usados no cotidiano, como amarrar os sapatos, abotoar botões da blusa, comer o alimento com colher e garfo, chupar o líquido no canudinho, organizar talheres, cortar, escrever, manejar pinças e pregadores, inserir a linha na agulha, organizar talheres, brinquedos e objetos de acordo com a categoria de cores, tamanhos e semelhantes.

Agora é com você:

1-Listar os movimentos e tarefas que você faz no dia a dia. Criar exercícios simples para as crianças inspiradas nestes exercícios e tarefas do cotidiano. Exemplo:

Limpar móveis com tecidinho de algodão. Uso de um borrifador pequeno.

Quarto Montessori: quase tudo é na altura da criança para que ela mesma pegue os objetos por conta própria, desenvolvendo a coordenação motora e autonomia. 

        






    
    

Espaço Pedagógico

Dê adeus àquelas aulas chatas e monótonas de física , química, ciência e biologia. Bem vindo as novas aulas de Física, Matemática e Química, que vai contar com especialistas na área do mundo todo, para se criar uma aula pratica, cheia de experiências cientificas sobre sua função e ação na natureza, de tais modalidades.

Exemplo: Aula de ciências e Biologia:

Sim, caros amigos, a terra e plana e possui um domo celeste intransponível de gelo e gases, entre outras matérias presentes na natureza. Planetas e Estrelas nada mais são do que formações brilhantes de água e energia sobre o domo celeste.

A Aula de Química vai se dividir em diferentes modalidades:

Fazer uma lista enorme de todos os objetos, produtos, minerais, tudo que existe na natureza, tipos de materiais, onde se é extraído, formula Química, manufatura, imagens de metais, elétrons, prótons ,células, vermes via microscópico, para que serve cada mineral da tabela periódica. Só serão decoradas os cálculos relevantes. Os outros cálculos menos importantes serão apenas praticados em sala de aula como exercício de lógica e uso da inteligência, VALENDO NOTA PRESENCIAL DE PARTICIPAÇÃO. Dado visto no caderno do aluno pelo professor. Isso para as aulas de Química, Matemática e Física. Obrigatoriedade a imagem de todos os elementos e compostos na natureza.





Exemplo:

Para que serve o Sódio:

De número atômico 11 e massa de 22,99 u.a e símbolo Na o sódio é classificado na tabela periódica como um metal alcalino (grupo 1). Ele se apresenta no terceiro período e, portanto, apresenta distribuição eletrônica em três camadas (K, L, M) sendo a camada mais externa a camada M que apresenta apenas um elétron, conforme descrito abaixo:

1s2 2s2 2p6 3s1

Está presente em diversas substâncias que são muito comuns em nosso dia a dia. Desde a antiguidade este elemento vem sendo usado, como por exemplo na forma de um composto de sódio capaz de curar enxaquecas. Vejamos mais alguns exemplos:

· Carbonato de sódio: De fórmula molecular Na2CO3 esta substância composta é empregada em diversas atividades como: na fabricação do vidro, nas lâmpadas de vapor de sódio geralmente utilizadas na iluminação pública, na fabricação de detergentes, entre outros.

· Bicarbonato de sódio: Conhecido também por hidrogenocarbonato de sódio possui fórmula NaHCO3 e pode ser utilizado como: medicamento contra acidez estomacal, fermento para pães e bolos, composição de extintores de incêndio, entre outras aplicações.

· Cloreto de sódio: Com fórmula molecular NaCl, está presente no sal de cozinha, mas também na produção de alimentos ultra processados, ou seja, vendidos praticamente prontos para consumir.

· A soda cáustica é obtida por eletrólise da salmoura (solução concentrada de cloreto de sódio em água) livre de impurezas que prejudicam sensivelmente a eficiência e o rendimento do processo produtivo. Independentemente do processo, a soda cáustica apresenta-se sob a forma de solução aquosa, límpida, contendo cerca de 50% de hidróxido de sódio (NaOH) em peso, comercializada na forma a granel e transportada em carros-tanque e vagões ferroviários.

Potássio:

Vejamos abaixo uma lista com diversos alimentos onde podemos encontrar esse importante elemento químico:

· Beterraba;

· Banana;

· Damasco;

· Pêssego;

· Couve-flor, entre outros.

O potássio é o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre possui diversas aplicações na indústria, sendo elas: cremes de barbear, na fabricação de pólvora (na forma de nitrato), como fertilizante, entre outros.

potássio é um elemento químico que possui extrema importância para o nosso organismo principalmente na manutenção celular. Pertence ao grupo dos metais alcalinos também devido a sua distribuição eletrônica possuir 4 camadas e na última camada estar presente apenas 1 elétron, conforme o esquema abaixo:

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1

Possui número atômico 19, número de massa 39,10 u.a e símbolo K. Seu símbolo é proveniente do seu nome grego Kalium, que se referia à sua base KOH. É um metal representativo e que possui grande caráter eletropositivo, o que lhe confere grande tendência a doar elétrons para formar uma ligação química.

 extremamente reativo com a água e com alta tendência a oxidação quando exposto ao ar, é bastante maleável e é um metal leve. Quando em contato com água se inflama espontaneamente liberando gás hidrogênio.

Fazer o mesmo com todos os elementos da tabela periódica: imagem, características e utilização.

Petróleo:

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/index.html

10 produtos feitos com petróleo que você usa e nunca imaginou

Você vai se surpreender com os itens fabricados a partir de petróleo que fazem parte do seu dia a dia

2 min de leitura

POR ROSANA FERREIRA

20 ABR 2020 - 07H01 ATUALIZADO EM 20 ABR 2020 - 07H01

Já parou para pensar que aquele chiclete despretensioso no meio da tarde pode ter petróleo em sua composição? E que sua nécessaire pode carregar vários itens feitos com o líquido negro que gera combustíveis? Pois é, essa matéria-prima proveniente da natureza muito utilizada como fonte de energia pelas indústrias - segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), abrange cerca de 43% em todo o mundo - pode estar em muitos produtos que usamos no dia a dia, apesar de não fazermos a menor ideia. Confira alguns itens:

1. Chiclete
Quem diria, mas o chiclete tem petróleo em sua composição. Isso porque a goma-base que dá consistência ao produto - seu principal ingrediente - é feita de derivados do petróleo, como resina e parafinas.

2. Tecido
Sim, você pode estar vestindo petróleo. Materiais como náilon, acrílico, spandex e poliéster possuem elementos derivados dessa matéria-prima. Além de roupas, os tecidos sintéticos são muito usados em itens de decoração, como cortinas e tapetes


3. Alimentos

Os derivados de petróleo podem ser encontrados na comida de forma direta em corantes, conservantes e flavorizantes - substâncias presentes em produtos industrializados -, e de forma indireta, quando se utilizam fertilizantes e pesticidas na produção de alimentos

4. Cosméticos
Sabia que sua nécessaire pode estar cheia de produtos com derivados de petróleo? A começar pelo batom, queridinho das mulheres, que pode conter vaselina, derivada do petróleo, utilizada como hidratante para os lábios e base para o produto. Óleos, perfumes, xampus, condicionadores e tinturas para cabelo também podem entrar na lista. 

5. Remédios
Sim, parece estranho, mas o petróleo está presente na indústria farmacêutica, pois entra na composição de certos remédios. Alguns analgésicos e homeopáticos contêm benzeno, um derivado do petróleo. 

6. Produtos de limpeza
Parece estranho falar nessa substância escura para limpar a casa, mas alguns produtos de limpeza contêm o petróleo como base, como é o caso do popular detergente e do desengordurante. 

7. Tênis 
A borracha sintética, substituta do látex em alguns produtos, leva petróleo e é utilizada na composição de itens esportivos, como o tênis, e sapatos com solado feito do material. Muito resistente à mudança de temperatura, a borracha também está nos pneus - para produzir um pneu são utilizados oito galões de petróleo. 

8. Garrafa de água
Muito popular, o plástico contém derivados de petróleo em sua fabricação, que resulta em produtos muito presentes na rotina de todos. Por exemplo, garrafas de água, copos descartáveis e embalagens plásticas, entre outros itens. 

9. Asfalto
Ao andar ou trafegar pelas ruas, nem imaginamos que o asfalto, ou concreto asfáltico, é uma mistura de diversos minerais e, dentre eles, um derivado semisólido de petróleo. Estima-se que há cerca de 18 milhões de quilômetros de ruas pavimentadas no mundo. 

10. Giz de cera
Muito usado no universo infantil, o giz de cera também está na lista de produtos que contêm derivados de petróleo. Neste caso, é proveniente da parafina, uma cera sólida feita a partir do desta matéria-prima. Além de é claro: combustíveis, gás de cozinha, lubrificantes, querosene, parafina, entre outros.




     

Grande parte das doenças são provocadas pelo excesso ou falta de tais vitaminas, proteínas e sais minerais, entre outros. A saúde começa pela mesa. Impossível deixar de consumir ao menos uma vez por semana o ovo cozido, couve, banana, maçã, acerola, óleo de coco, feijão branco, carnes e peixe (filé de Merluza) uma vez por semana. Tomar sol dez minutos por dia, ingerir bastante liquido, exercícios, bom sono, evite óleo de soja, prefira óleo de Girassol.

 Agora é com você:

1-Cada aluno deve formar em sala de aula um livreto com tudo que se existe na natureza, onde se extrai e sua matÉria primA.Após, no dia da leitura, os alunos deveram ler as pesquisas feitas uns dos outros.

2-Estes livretos serão doados a bibliotecas de todo país.

Pesquisas:

A)Papel, tecidos: viscose, seda, elastano, algodão,linho,tecidos vegetais,goma laca, vidro, computador, metais radioativos, açúcar, papel, opióides para fabricação de remédios (revista superintereçante), borracha, tintas a base de cajú, resina,cimento,telhas,PILHAS,FÓSFOROS,tijolos, argila entre outros.

 B) Ervas e suas aplicações.

C) Uso do carvão ativado como desintoxicador.

D) Nióbio

 ENTRE Outros elementos a serem pesquisados na NATUREZA.



     

      

ALIMENTAÇÃO

Vitaminas A, B, C, D: para que serve cada uma e em qual alimento encontrar?

Carol Salles

Colaboração para o VivaBem

03/07/2018 04h00

Você, com certeza, já cansou de ouvir falar delas, mas sabe exatamente o que são as vitaminas? Trata-se de nutrientes essenciais que atuam em conjunto com algumas enzimas e controlam as atividades das células. Dessa forma, promovem o perfeito equilíbrio do corpo. No entanto, não são produzidas pelo organismo e, sim, obtidas por meio da alimentação.
De forma geral, elas ajudam a manter a saúde da pele e das mucosas, fortalecem o sistema imune, fornecem energia ao organismo, ajudam nos processos de cura das doenças e na detoxificação do organismo. A melhor maneira para garantir a ingestão delas é mesmo pela alimentação, que deve ser variada, saudável, com ingredientes frescos. A suplementação só é indicada em situações específicas --por exemplo, se a absorção intestinal está comprometida, ou, ainda, pela necessidade de aumento de nutrientes específicos. É o caso de mulheres em idade fértil ou grávidas, que muitas vezes precisam suplementar o ácido fólico (vitamina B9). No entanto, em todas essas situações, é preciso a avaliação de um profissional de saúde. Abaixo, conheça melhor cada um desses nutrientes e saiba em que alimentos encontrá-los.

Fontes consultadas: Clarissa Hiwatashi Fujiwara  nutricionista, membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo  da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) , de São Paulo, Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional do Rio de Janeiro,  Camilla Mendes de Souza, mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição, do Esporte e do Metabolismo na UNICAMP  e Marciane Milanski, professora do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas, também da UNICAMP.

Vitaminas de A a K

A

Fundamental para o funcionamento normal do sistema visual, protege os olhos contra a degeneração macular e ainda ajuda no crescimento e manutenção das mucosas. A deficiência pode causar redução na resistência a infecções, pele ressecada e cegueira.

Fontes: vegetais amarelos e alaranjados (cenoura, abóbora, damasco, pêssego), laticínios derivados do leite integral, gema de ovo e fígado.

B1 ou tiamina

Atua como antioxidante (ou seja, combate o envelhecimento precoce das células), dá mais disposição e energia, protege o sistema nervoso e ajuda no ganho de massa magra. Sua falta pode resultar em fraqueza muscular, distúrbios emocionais, doenças cardíacas e, em casos muito graves, até pequenas hemorragias cerebrais.

Fontes: carnes, cereais integrais, folhas verde-escuras, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), oleaginosas, básicas (couve, couve-flor, nabo, brócolis, etc) e sementes de abóbora e girassol.

· 

B2 ou

É importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelo. A falta pode causar lesões na mucosa da boca, rachaduras nos cantos dos lábios, gengivite, ardência dos olhos, pele seca, catarata.

Fontes: vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros), ovos, carne, semente de girassol, ervilha, e frutos do mar.

B3 ou niacina

Age junto ao metabolismo celular e na reparação do DNA. Também é responsável por remover substâncias tóxicas do organismo e auxiliar a produção de hormônios esteroides. A carência dessa vitamina pode causar diarreia, fadiga, irritabilidade, insônia, cefaleia, depressão, dermatites e lesões no sistema nervoso central.

Fontes: levedura, fígado, aves, carnes magras, leite, ovos, frutas secas, cereais integrais e em diversos legumes, frutas e verduras.

B5 ou ácido pantotênico

Auxilia na formação de colesterol, vitamina D, anticorpos e estruturas cerebrais. Ainda melhora a imunidade, a cicatrização e o desenvolvimento cognitivo. Quando em falta, pode causar irritabilidade, distúrbios do sono, cansaço, depressão, dor muscular e alterações hormonais.
Fontes: gema de ovo, leveduras, rim e fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carne bovina magra, leite desnatado, batata-doce.

B6 ou piridoxina

Regula hormônios, auxilia no funcionamento de neurotransmissores e otimiza a absorção de B9 e B12. É essencial para o controle do estresse, pois auxilia na modulação do cortisol, o hormônio que ativa a resposta do corpo frente a situações de emergência.
Fontes: cereais integrais, sementes de girassol, feijão, carnes, abacate, folhosos verdes escuros.

B7 ou biotina

É essencial para a formação da pele, unha e cabelos. Também ajuda o organismo a absorver outros nutrientes. A deficiência de biotina é muito rara, no entanto, quando ocorre, está associada à depressão, erupções na pele e perda de cabelo.

Fontes: tomate, amendoim, avelã, castanha de caju, farelo de aveia, ovo cozido.

B9 ou ácido fólico

É importante para a formação de novas células. Sua deficiência é relativamente comum, principalmente no crescimento, gestação, lactação e em doenças graves, como leucemia. Os sintomas são anemia, língua vermelha e lisa, confusão mental, fraqueza, fadiga, irritabilidade e dor de cabeça. Em grávidas, pode levar a defeitos no tubo neural do feto. Quem não está em nenhuma dessas condições, no entanto, pode ficar tranquilo: as farinhas de trigo e milho são suplementadas com este nutriente. Portanto, com uma alimentação saudável e equilibrada, a necessidade de B9 é facilmente suprida.

Fontes: folhas verdes, leguminosas, batata, sementes, fígado e grãos enriquecidos, como a farinha de trigo.

B12 ou cobalamina

Participa da formação de novas células e ajuda a manter saudáveis as células do sistema nervoso. Quando falta, pode causar anemia perniciosa (quando o organismo tem dificuldade em absorver a vitamina e, por isso, há diminuição de glóbulos vermelhos no sangue), fadiga e degeneração de nervos.

Fontes: só é encontrada em alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne e ovos.

Vitamina C

É antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imune, o crescimento ósseo e do tecido conjuntivo. Também participa do processo de cicatrização de tecidos e mantém a integridade dos vasos sanguíneos . A deficiência causa escorbuto e hemorragias, além de sangramento das gengivas.

Fontes: camu-camu, acerola, laranja, limão, mamão, morango, abacaxi, brócolis, couve e pimentão.

Vitamina D

Favorece a absorção de fósforo e cálcio, fortalecendo ossos e dentes. Também age no sistema imunológico. Sua carência contribui

para os sintomas de artrite, osteomalácia, raquitismo e deformações ósseas. Para ser sintetizada pelo organismo, precisa da exposição da pele aos raios ultravioleta do sol. A suplementação é comum, já que os alimentos possuem a vitamina em pouca quantidade.

Fontes: óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, arenque, truta e sardinha, gema de ovo e fígado.

Vitamina E

Além da função antioxidante, é necessária à formação de hormônios e ao sistema reprodutor, pois estimula a fertilidade.

A deficiência, a longo prazo, pode levar a danos no sistema nervoso.

Fontes: semente de girassol, amendoim, amêndoas e nozes, óleos de milho e soja, gérmen de trigo, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes, fígado, gema de ovo.

Vitamina K

Regula o processo de calcificação dos ossos e na coagulação do sangue. Por isso, o sintoma mais comum da carência dessa vitamina é a hemorragia.

Fontes: folha de nabo, alface, repolho, brócolis, espinafre, aspargos, ervilha, fígado, leite.

Atividades de Biologia:

A natureza, em sua estrutura intracelular fora criada a suprir a todas as necessidades dos humanos e seres vivos. Perseba que todas as necessidades do homem são supridas pela natureza, desde alimentos dos mais variados, cosméticos, metais, cimento, argila, ervas para a cura de diversas doenças e temperos, materiais para a fabricação de papel, computadores, naves e aviões, propriedades do ar que nos possibilitam falar ao telefone, internet, fotografias, ver televisão, etc. Nunca diga: é impossível. Na natureza, quase tudo é possível.

O profissional desta era, em especial, o professor, será aquele que, não apenas repassa as informações aprendidas, mais que pensa fora da caixa, cria novas informações, novos métodos de estudo e novas aplicações sustentáveis para a resolução de problemas. Químicos que criam  novas curas contra o câncer, cirurgiões que inventam novas formas de se resolver problemas específicos e operações inusitadas, pedagogos que cada dia mais inventam novas metodologias, escrevem livros, etc.

Trabalho de Biologia

O que faz um Biólogo?

biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Ele observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem.

Ele pode ser um profissional técnico e pesquisador em instituições ligadas ao meio ambiente e em laboratórios. Pode atuar também como professor, consultor na área biológica ou administrador de parques, reservas e museus.

Como biólogo, é possível realizar o trabalho de catalogação de espécies, educação ambiental, técnicas de sustentabilidade e perícias ambientais. O profissional da área tem o conhecimento necessário para trabalhar e contribuir com políticas públicas no setor de meio ambiente.

1- Observe que na natureza tudo esta interligado. As abelhas polinizam as flores, fazendo crescer mais flores e frutos. Os animais carnívoros como o leão, mantem a taxa de natalidade de certos animais estável, como as zebras, ou seja, a cobra que come ratos, faz com que a população de ratos na cidade permaneça estável.

As baratas são comidas por vespas, os Pulgões que adoecem as flores, por Joaninhas. Cada animal tem uma função na natureza!

É difícil acreditar, mas a barata tem função muito importante: alimenta-se de restos de animais e faz reciclagem de matéria orgânica em decomposição. Por isso, é considerada a faxineira do planeta! Além disso, serve de alimento para pássaros, lagartos, cobras e outros bichos.

Cadeia alimentar:

O gafanhoto é ingerido por galinhas, as galinhas são comidas pelos lobos...

Agora é com você:

1- Projeto bacana de produção de alimentos alto sustentável, trazer melhora na qualidade de vida dos animais e meio ambiente:

A) Pesquise tudo sobre galinhas: o que elas comem, doenças, hábitos, reprodução.

B) Construa um galinheiro confortável para as mesmas;

C) Galinhas criadas ao ar livre; brinquedos e lazer, árvores

D) Matadouro com rápida ação, evitando-se o sofrimento do animal;

E) Pastagem e gafanhotos, restos de alimentos moídos.

F) Crie outros projetos de meio ambiente auto-sustentável.

2- As aulas de ciências e biologias serão articuladas junto a experiência cientificas, que visam o funcionamento da natureza na pratica:

Exemplo:

-A vela será o sol . Apague as luzes. Simule com duas bolas de tênis a lua e a terra, bem como a sombra do sol projetadas em ambas as esferas.Observe as fases da lua.

-A terra é uma estufa: tente plantar uma semente de feijão dentro de um vidro fechado com uma gota d´´água. Observe o que acontece. Porque isso acontece.

-Você já observou o vapor em um vidro quando a água esquenta ao sol? Porque isso acontece? O que isso tem haver com as chuvas?

-crie outras experiência cientificas de física, química, matem espaço para desenvolver a fala, os movimentos, trabalho em equipe. Não apenas a oralidade, mais também para explorar os movimentos, habilidades, interação social. Pode ser brincadeiras de roda, corridas, gincanas,  brincadeiras tipo adedonha com nome de substantivos, advérbios; corridas, teatros literários, etc.

Quente, frio e morno:

Esconda na escola um objeto muito especial. Um aluno deverá procurar o objeto de acordo com as indicações de seu colega:  quente quer dizer perto, morno quer dizer quase lá e frio quer dizer: esta bem longe. O aluno que esta a procurar o objeto terá um tempo para encontra-lo. Se neste tempo ele não encontrar o objeto ele perde e é a  vez de outro aluno. O aluno que ficar até o final, vence.

                           Livro em construção!

Os autores de livros e trabalhos científicos e acadêmicos, bem como os profissionais literários, editores de revistas, jornais, seguem as normas da ABNT (associação brasileira de normas técnicas) para formatar os seus trabalhos literários, ou seja, o formato e espaçamentos da capa, contra capa, introdução, parágrafos, sumários, conclusão, apêndices, etc. Por isso não se preocupe na dedução de tais exigências.

Em nossa pedagogia, é muito importante que o aluno de vez em quando deixe um pouco a  sala de aula, para sair da mesmice. Existem varias formas de se  ensinar o mesmo conteúdo, escolha a mais agradável possível. Sugestão de ensino: leve-os para a biblioteca, peça para que estes explorem a capa, contra capa, índice, que façam medidas das margens com réguas, cabeçalho, rodapé, o posicionamento dos parágrafos, dos títulos e das letras, bem como seu tamanho, formato, negrito, itálico e sublinhado e por que são escritas desta maneira. 

Os formatos das letras dos livros e porque foram escritas dessa forma, o posicionamento de cada item gráfico emitido nas páginas, desenhos e ilustrações, tamanhos dos livros e a diferença entre os mais variados tipos de livros: infantil, livro de receitas, gibis, livros de ciências, didáticos, literários, poesias, revistas e jornais, etc. Faça isso  vo também, futuro escritor.

o que esta escrito nos direitos autorais? o que significa cada uma destas informações? é o que vamos explorar nos próximos estudos que vão vir.

Após horas de exploração dos livros, é aberto a hora da leitura. Deixe- os passar uma aula inteira lendo os livros. (indicado para a 5º série).

Capa e contra capa:

Um livro, em sua grande maioria organiza-se dessa forma:

Capa: nome do autor, nome do livro, editora e complementos extras adicionados pelo autor.

Contra a capa: repete a capa mais modestamente.


Agora é com vo:

Técnicas com tinta guache:

-Faça desenhos e explore as técnicas com tinta guache a seguir. Surpreenda-se com os resultados. Após,  faça capa e contra capa de um livro infantil inventado por vo, com todas as informações  na capa do livro, autor, editora e título, complementos extras. Em seguida, escolha uma técnica com tinta guache para a capa de seu livro. Coloque nome do aluno (autor), editora: será o nome da escola e classe em abreviações (classe 05) e o nome do livro.

Editora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma editora é uma organização, frequentemente uma empresa (embora possa ser algum outro tipo de associação sem fins lucrativos), que coordena o processo de edito ração e de publicação de obras literárias (como livros e partituras), discográficas (fonograma) e impressos (como jornais e revistas).

Em geral as editoras se especializam em um tipo de publicação e área: livros, livros didáticos, obras de referência, partituras, discos, jornais, revistas e outros. Em geral também é a editora que arca com os custos de produção, divulgação e distribuição. 

comprados em todos os setores de venda.

A tinta guache, feita à base de água, é bastante versátil para quem quer criar pinturas claras e luminosas. Ela tem aspectos semelhante à aguarela, embora fique muito mais opaca. Ademais, pode ser misturada à água para criar camadas suaves e transparentes, além de ter um efeito texturizado, semelhante à tinta acrílica. Por fim, embora não seja tão usada quanto tintas a óleo ou acrílicas, é um material popular entre artistas devido à sua versatilidade e acessibilidade.

Técnica número 1:

Dilua tinta guache em água. Use praticamente metade de água para cada metade de tinta guache.

Pinte o desenho e observe o acabamento translúcido e poroso que fica.

Técnica número 2:

 vai minha preferida: misture cola escolar mais tinta guache. Esse sim é ótimo para a capa de um livro. Quanto mais cola se adiciona, mais translúcido fica. Resultado maravilhoso!

Desenho com vela e tinta guache:

Simplesmente trata-se de riscar com vela o desenho, em seguida, colorir com tinta guache misturado a um pouco de água. E voalá!

               

Tons pasteis: misturar cores fortes com tinta guache de cor branca para um estilo mais “cleam”.

Fazer desenhos com os formato das mãos, para uma aula de desenvolvimento tátil:

Misture tinta guache mais óleo para pele ou cabelos e pronto. Vo acaba de criar uma tinta similar àquelas tintas a óleo caríssimas, de textura aveludada...

Tinta guache com cola e maisena: Para uma textura tridimensional. Fica super legal! uma espécie de biscuit no papel.

Técnica com tinta guache e algodão: para dever de casa: tingir o algodão em uma mistura de tinta guache diluída em água. Deixe secar. Faça de várias cores. Em sala de aula, preencha as lacunas dos desenhos com o algodão colorido se utilizando de cola. Espere secar. 4º série. Vo pode aplanar o algodão até que este fique como um tecido e criar uma espécie de tapete de algodão no papel. Colar o algodão em cima do desenho e em seguida recortar o desenho e cola-lo onde você quiser.

                                  Comunidade

Cada aluno da classe,  tirar  xérox de um conto infantil (uma unidade) com ilustrações, desenhos. A classe deve juntar todas as folhas e formar um livreto com capa, introdução, referências de: editora: ( nome da classe, escola), data, autor: o nome dos alunos e nome do livro. Fazer   uma capa   com   ilustrações   deste livreto. Toda a escola deve participar. Cada sala produzirá um livreto. Estes livros serão doados a instituições de caridade, usados na própria biblioteca escolar ou uma criança que vo queira presentear.   Fazer de semestre em semestre. O livro deve ser encadernado com capa plástica. 

  


   

                                       Espaço Pedagógico

CANTINHO DA CALMA – A VERSÃO DA DISCIPLINA POSITIVA PARA O CANTINHO DO PENSAMENTO

"Entenda como fazer o cantinho da calma (ou relaxamento) da disciplina positiva com o seu filho, e conheça as 10 principais diferenças entre ele e o cantinho do pensamento. Um texto cheio de dicas e reflexões para os momentos mais desafiadores da educação dos nossos filhos

  

· Thiago Queiroz

· 02/03/2018

Compartilhar no facebook

O cantinho do pensamento é algo que todo mundo conhece, mas poucos conhecem o cantinho da calma. Na disciplina autoritária e punitiva, o cantinho do pensamento é uma ferramenta amplamente utilizada, como forma de castigar as crianças, e muitas pessoas acreditam que o castigo é a forma mais eficaz de educar crianças. Na disciplina positiva, utilizamos o cantinho da calma — ou cantinho do relaxamento — e, por mais que pareça a mesma coisa que o cantinho do pensamento, tem diferenças

fundamentais que eu vou explicar ao longo do texto.

COMO FUNCIONA

O primeiro passo é entender que esse é um espaço construído com a criança, então o seu filho irá participar ativamente das decisões sobre o cantinho da calma, como a localização e a decoração. Ajude o seu filho a encontrar um lugar que ele goste na casa, mas que também seja confortável e calmo. Lá em casa, escolhemos um lugar que fica entre a cama dos meus filhos e o armário de roupas — no final desse texto tem uma foto para você visualizar melhor. Agora começa a parte divertida: a decoração. Pergunte para a criança o que ela gostaria de fazer para fazer aquele lugar ficar com a cara dela, do jeito dela. Vocês podem pintar, colar adesivos, desenhar, ou qualquer outra coisa que o seu filho queira fazer para enfeitar o lugar. No nosso caso, como os meninos estavam numa fase que adoravam o desenho Naruto, colocamos alguns quadrinhos na parede e umas almofadas coloridas no chão.

Pronto, temos um cantinho da calma! Agora, a criança pode ir para o cantinho dela sempre que precisar.

Mas quais são as diferenças? Se isso está cheirando a cantinho do pensamento para você, calma! Separei para você as dez principais diferenças!

1- A NOSSA MOTIVAÇÃO

A primeira grande diferença está na nossa motivação. Ao contrário do cantinho do pensamento, onde a nossa intenção é fazer com que os nossos filhos se sintam mal pelo que fizeram, no cantinho da calma, nós queremos que eles se sintam bem, apesar do que fizeram.

Ou seja, eu não quero que o meu filho sofra por causa de algo que ele tenha feito. Eu quero que ele vá para um lugar para se sentir melhor para, então, conversarmos sobre o que aconteceu.

2- VOCÊ SUGERE, MAS NÃO MANDA PARA LÁ

Na disciplina punitiva, você manda o seu filho para o cantinho do pensamento, e isso é muito diferente do que acontece na disciplina positiva. Aqui, você pode sugerir ao seu filho que ele vá para o cantinho da calma, como uma forma de se acalmar ou controlar.

— Filho, eu sei que você está muito bravo e nervoso, mas não podemos bater. Olha, acho que você precisa ir para o seu cantinho do Naruto para respirar um pouco e se acalmar, que tal.

3- A MENSAGEM QUE A CRIANÇA RECEBE

Quando a criança é colocada de castigo, ela recebe uma mensagem diferente por causa do afastamento forçado. A mensagem é que só querem ela por perto quando ela atinge as expectativas dos pais, ou seja, quando é “bem comportada”, como se disséssemos a ela:

Eu só quero ter você por perto quando você atende as minhas condições.

Isso atribui condições ao amor que temos pelos nossos filhos, e nossos filhos começam a entender que o nosso amor só acontece quando eles atendem às nossas expectativas.

No cantinho da calma, a mensagem que a criança recebe é diferente, porque nós não mandamos a criança para longe. Nós reconhecemos a dificuldade da criança e perguntamos se ela não quer se acalmar um pouco, como se disséssemos:

— Eu quero que você fique bem porque eu amo você, mesmo fazendo algo errado.

4- VOCÊ PODE PRECISAR TAMBÉM (OU IR JUNTO)

Já que o cantinho da calma é um lugar para retomarmos o controle sobre nós mesmos e esfriarmos a cabeça, às vezes nós precisamos também desse espaço. Reconhecer que também precisamos disso é importante para os nossos filhos entenderem a nossa humanidade e os nossos limites.

Para isso, você pode escolher o seu próprio cantinho da calma, ou ficar alguns instantes sozinho no banheiro, ou no seu quarto. Mas antes disso, é importante informar isso ao seu filho:

— Filho, eu estou muito bravo agora e não consigo falar com você. Vou me acalmar um pouco no banheiro.

Em outros momentos, como alguns pais já me relataram, é possível até ir junto com a criança para o cantinho da calma, se todo mundo estiver com a cabeça quente. Isso não só funciona perfeitamente bem, como dá um modelo para a criança de que os pais também podem perder o controle e errar, porque isso é algo normal que pode acontecer com qualquer ser humano.

5- A CRIANÇA PODE “ESCOLHER” NÃO IR

Quando eu disse que, no cantinho da calma, nós sugerimos ao invés de mandá-los para o cantinho, talvez um medo paralisante tenha percorrido o seu corpo:

— Mas… e se o meu filho não quiser?

Pois é, existe essa possibilidade. E a sua reação a um “não” do seu filho é a principal forma de saber se você queria mesmo ajudá-lo ou só deixá-lo de castigo, longe de você.

Se nós oferecermos um local para a criança se acalmar e ela recusa, tudo bem. Então talvez seja uma boa oportunidade para conversar com ela sobre o que ela fez, ou, se ela ainda estiver fora de controle, realizar algum exercício para trazer a calma de volta, como respirar junto ou abraçar.

Porém, se você ficar muito irritado com o “não” que receber, então é provável que você quisesse mesmo era deixar seu filho de castigo e existe uma chance de que, quando você falou para ele sobre o cantinho da calma, a sua fala saiu mais como uma ordem do que uma sugestão.

Nesses casos, é sempre bom lembrar que estamos fazendo tudo isso para ajudar os nossos filhos a se sentirem melhores, não piores.

6- ENSINAMOS FERRAMENTAS VALIOSAS ÀS CRIANÇAS

Quando mudamos o foco da punição para o relaxamento, ajudamos os nossos filhos a aprender e praticar duas ferramentas importantes. A primeira é a da auto consciência, pois praticamos constantemente com os nossos filhos para que eles percebam o que está acontecendo dentro deles, ou seja, que eles estejam conscientes dos seus sentimentos de tristeza, raiva, frustração e por aí vai. Com o tempo, eles entendem que o cantinho tem um valor importante para que eles consigam ganhar controle novamente sobre si mesmos e passam a buscar esse lugar por conta própria.

A segunda ferramenta que eles aprendem a usar é a do auto respeito, porque no cantinho eles começam a perceber que há momentos em que eles precisam respeitar seus próprios limites e que, às vezes, é necessário que eles se afastem de uma situação para conseguirem se reorganizar internamente.

O Gael, por exemplo, com apenas dois anos, já sabe se afastar em alguns momentos em que está muito bravo. É muito bacana ver como ele já tem a consciência de identificar que está com raiva e que precisa ficar sozinho, e então ele vai para algum cantinho sentar, de braços cruzados e de cara amarrada. Depois de alguns instantes, ele volta mais calmo dizendo que está melhor.

Agora, é claro que tem vezes que ele não vai fazer isso, que ele vai bater o pé, gritar ou chorar. Afinal, ele tem dois anos de idade e ainda precisa da nossa ajuda para regular suas emoções. Mas tudo bem, faz parte do processo de crescimento.

7- NÃO HÁ CULPA (NEM VERGONHA) ENVOLVIDA

Quando uma criança fica de castigo, o processo todo é envolvido pela nossa necessidade de fazermos os nossos filhos sentir-se culpados e, em alguns casos, também queremos que os nossos filhos sintam-se envergonhados. Isso se deve ao fato de que aprendemos, desde sempre, que quem erra precisa sentir vergonha e culpa, mas poucas pessoas percebem que esses sentimentos não trazem resultados positivos. Portanto, na disciplina positiva, mudamos o foco dessa questão, para entender que os erros, na verdade, são oportunidades de aprendizado.

Contudo, ainda é fundamental entender que culpa é diferente de responsabilidade. Se o Dante bate no seu irmão, eu não quero que ele se sinta culpado por machucar o irmão, mas que se sinta responsável pelo que aconteceu. Isso ajuda a criança a desenvolver empatia e senso de responsabilidade.

8- NOSSO MODO DE ENXERGAR O MAU COMPORTAMENTO

Abandonando o cantinho do pensamento, é inevitável que a nossa visão sobre o mau comportamento mude também. Se nós olharmos o mau comportamento como um problema em si que deve ser resolvido imediatamente, então é bastante justificável que utilizemos o cantinho do pensamento. Por outro lado, se observarmos que o mau comportamento é apenas o que a criança consegue exteriorizar como um pedido de ajuda, então o cantinho da calma passa a fazer mais sentido.

Em outras palavras, o mau comportamento acontece porque existe um sentimento grande demais para a criança lidar, como a frustração, e ela vai colocar isso para fora em forma de mau comportamento. Ou então, o mau comportamento aparece como forma de demonstrar uma necessidade não atendida como, por exemplo, uma necessidade de atenção.

Sendo assim, faz muito mais sentido ajudar os nossos filhos a lidar com esses problemas do que atacar apenas o sintoma do problema.

Minha observação: que isso não sirva de desculpas para que a criança sempre fuja das consequências de seus erros e responsabilidades. Mais concordo que , na maioria das vezes, a crianças apenas esta a expressar seus sentimentos de frustração.

9- QUEM DEFINE O TEMPO É A CRIANÇA

É isso mesmo que você leu: quem define o tempo de duração do cantinho é a criança, não o adulto. Pode esquecer aquela “regra” de 1 minuto por 1 ano de vida, porque o tempo necessário para uma criança se acalmar só ela saberá.

Isso significa que, às vezes, o tempo pode ser bem rápido, ou até mais longo do que você imagina. Por isso, é sempre importante perguntar para a criança:

— Ah, filho, já está mais calmo? Estou vendo que sim! Agora, podemos conversar sobre o que aconteceu.

Porém, se você perceber que a coisa foi rápida demais, você pode dizer isso ao seu filho e sugerir uma extensão, que ele pode aceitar ou não.

— Hmmm, filho, não sei… Você parece ainda muito irritado. Tem certeza que você está mais calmo? Não gostaria de ficar um pouco mais no seu cantinho? Se quiser, posso ir com você para eu me acalmar também.

10- A CRIANÇA SAI DE LÁ MELHOR DO QUE ENTROU

Essa é a diferença definitiva e mais importante entre cantinho do pensamento e cantinho da calma. Aqui, nós queremos que os nossos filhos saiam do cantinho melhores do que

entraram, ou seja, que saiam mais tranquilos, conscientes e controlados. 

No cantinho do pensamento isso não acontece, porque o tempo que a criança fica de castigo, ela vai sentir uma mistura perigosa de emoções que envolvem raiva, injustiça, vingança e ressentimento. Dessa forma, é impossível que elas saiam do castigo melhores do que entraram. E se saem piores, é difícil imaginar que elas tenham aprendido algo de positivo no processo.

Espero que esse texto ajude você a encontrar um pouco mais de serenidade nos desafios diários com os seus filhos! Se você gostou, ajude a espalhar esse texto por aí!


Se você estiver com curiosidade para saber como é o nosso cantinho da calma, é só dar uma olhadinha na foto abaixo. Nela, você vê a decoração que eles escolheram e, no caso, Dante estava tentando meditar para se acalmar, enquanto o Gael comia, porque ele come em todos os lugares.

Vocabulário
Cavitação:Ardil; astúcia; burla; fraude; intriga; esperteza; fingimento; manobra; sofisma; zombaria; escárnio; ironia; sarcasmo.

Sinônimos de CavitaçãoDanado ardil armadilha artificio artimanha astúcia cavilação chicana cilada 

emboscada embuço embuste endrômina 

engano engenho estratagema estratégia 

falcatrua  gauchada insídia intrujice logrô 

manha 

mirosca obra arteirice obrepção ratoeira 

sagacidade sofisma solércia subterfúgio 

sufileza trama treta truque arte política ronha 

subtileza diabrura dolo  esperteza finura 

invenção lábia ladinice maciota malícia 

maquiavelice

maranha rabularia torço  traquinada

 travessura fraude aleive baldroca batota  burla

falsidade  logro muamba tranquibérnia

 trapaça tratada aferro capricho  dengue

 invencionice

Espaço pedagógico

Estávamos falando de rotina em sala de aula. Pois eis um exercício que pode ser desenvolvido individualmente por seus alunos. Eles mesmo criaram a sua própria rotina do dia a dia. Peça-os que a faça em uma folha branca, se possível, no computador. Aceita-se desenhos e ilustrações.

Exemplo de rotina adolescente:
Bom dia:
-Acorde as 06 horas da manhã. Se arrume para ir a escola;
Arrume os materiais e veja se não esta se esquecendo de nada.
-Tomar um excelente café da manhã
-assistir dez minutinhos de televisão
Ir a escola.
Chegando da escola.
Descanse
-arrume os materiais para aula de natação (todas as segundas e quintas);
-ajeite o quarto
-almoce
-lave as louças que sujou;
-varrer a casa e espanar os móveis.
Escove dentes, use fio dental
-dê alimento para o cachorro, água, limpe fezes e urina
-Ajeite seu quarto
-se arrume para a aula de natação
-ir a aula de natação.
Chegando da aula de natação:
-descanse
-tome banho-
-faça o dever de casa
-jantar
Escove os dentes
-fique com a família;
-ajeite o uniforme e os materiais do dia seguinte,
-hora de dormir.
-Horários para acessar o computador. Sair com os amigos após ter terminado as tarefas.
-Arrumar o quarto uma vez ao mês. Trocar os lençóis, lavar tênis e sapatos uma vez por semana, as sextas.
Ler um livro.
1-Senhores pais: uma vez ao mês, ensinar os adolescentes a partir dos doze anos a cozinhar: comece com receitas fáceis até as mais complexas, exemplo: omelete. Cortar carnes a partir dos dezoito anos. E também, uma vez ao mês ensina-los a uma tarefa doméstica: lavar geladeira, fogão, banheiro, passar pano nos móveis, mexer no carro, trocar a lâmpada, passar pano no chão, fazer compras, lavar roupas. Comece das tarefas mais fáceis as mais complexas, sempre com a supervisão de um aduto, prezando pela segurança.  Aulas de primeiros socorros e como se evitar acidentes em casa. Gostaram? Com esta organização não tem como não vencer na vida e seguir feliz  o seu caminho!

Livro: Palavras Mágicas, á venda: 

Conheça nossos maravilhosos projetos:
Projeto conhecendo a ti mesmo nas escolas e faculdades, acesse:

Moda segundo os padrões da natureza ensinadas nas faculdades e pessoas que trabalham com moda e designe; vamos mudar o mundo da moda. acesse:
 e Pinterest, o maior banco de moda e Embelezamento da vida do planeta, acesse:

Campanha espalhar o movimento Realista em todo o planeta. A realidade tal como ela é, baseado na justiça, ciências e sabedoria:

Novo corte de cabelo inusitado para reduzir o volume dos cabelos afros. vídeo corte de cabelos afros  :
          
Mobilie, crie móveis, brinquedos e jogos com materiais recicláveis para países subdesenvolvidos:

Decore as escolas com a pedagogia wardolf e inserção de pedagogias da atualidade:

Entretenha-se em casa:

Panfletos de como cuidar de seu bichinho nos pets shop, veterinários, etc, para diminuir o abandono de animais, acesse:

Luta por um estado neutro, sem culturas e ideologias místicas:

Casamento muçulmano, no oriente médio por amor é possível sim, acesse:   

Tenha uma conversa a sós com suas filhas de 12 anos até mulheres adultas sobre relacionamentos.

Campanha - O consumidor boboca!
Porque gastar dinheiro á toa é o  passatempo predileto dos bobocas!
Tirar cosméticos e produtos, alimentação, vestuário, produtos em geral inúteis das prateleiras, acesse:

Livro Palavras mágicas, a venda no site HeroSpark, o melhor, endereço: https://vida29.herospark.co/palavras-magicas